segunda-feira, 16 de maio de 2011

Para seu Sucesso #8

Olá meus amigos!

No último artigo você começou a aprender como analisar um bom negócio. Nele, você estudou a respeito do "Grande mercado em expansão". Em resumo: Se você ser o melhor fabricante do mundo de fitas de vídeo cassete hoje, iria adiantar? Não. 
Não interessa o quanto você é bom num negócio decadente.
Hoje, você poderá estudar sobre a importância de ter um produto/serviço exclusivo e consumível.
Primeiro, vamos analisar a respeito da exclusividade de algum produto/serviço. Se você não possui um produto exclusivo, você irá competir com seus concorrentes sobre preço, comodidade e facilidade ao cliente. É como se você tivesse uma loja de materiais de construção. E do outro lado da rua, existe uma outra loja que vendesse os mesmos produtos que você vende. Você vende 1 parafuso por R$0,30 centavos, e seu concorrente, vende este mesmo parafuso por R$0,29 centavos.
Então você pensa: "Mas só 1 centavo não fará diferença na hora que o cliente for escolher em qual loja comprar." Aí você se engana.
Claro que existem outros fatores, como a comodidade e facilidade ao cliente. Ou seja, se você vende por 1 centavo a mais, mas parcela a compra em X vezes e ainda oferece um serviço de entrega gratuito, o cliente poderá preferir comprar o seu produto. Mas suponhamos, que seu concorrente resolva adotar também o sistema de entregas e parcelamento da compra; Isso fará com que seus clientes passem a comprar de seu concorrente, e assim vai indo. Sempre havendo concorrência. Então, quem melhor oferecer esses elementos, ganha o cliente. Você fica escravo desta concorrência. E se você, por algum motivo, não conseguir acompanhar seus concorrentes, você estará fadado ao fracasso ou à mediocridade.
Agora, analisaremos a respeito do produto/serviço consumível.
Se você não tem um produto/serviço consumível, você está praticamente "desempregado" até sua próxima venda. Ou seja, se você oferece um produto na qual as pessoas precisam ou querem consumir sempre, você terá clientes consumindo seus produtos sempre e sempre. Então toda vez que um cliente atender um telefone, se conectar à internet, renovar o pedido porque o produto chegou ao fim do frasco, usar eletricidade, etc, você terá sua receita sempre aumentada. Então você receberá de novo, e de novo...
Lembre-se! Procure por algo que seja exclusivo, algo que ninguém mais oferece. Assim, os clientes terão que ir até você e você não precisará competir com ninguém. Procure também um produto ou serviço que seja consumível, para que seus clientes, a partir do seu primeiro esforço de venda, necessitem comprar de você sempre e sempre, gerando assim uma renda residual para você.

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