terça-feira, 3 de maio de 2011

Para o seu Sucesso. #2

Olá meus amigos! Como podemos ver no artigo anterior (Para o seu Sucesso #1), desde 1971 as regras do dinheiro vem sofrendo mudanças. E para ser bem sucedido hoje em dia e no futuro, é preciso se adequar à essas regras. O artigo de hoje trata a respeito do quadrande de fluxo de caixa, proposto por Robert Kiyosaki.

O mundo dos negócios é composto de quarto tipos de pessoas, como ilustrado no quadrante abaixo:


Vamos dividir esse quadrante em dois lados. Lado "A" e lado "B". Basicamente, a diferença destes lados são apenas de valores e educação financeira. Em resumo, o Lado "B", é o lado das pessoas que geram riqueza, e o Lado "A" é o lado de pessoas que trabalham por um salário.
Os quatro tipos de pessoas que formam o mundo dos negócios são os Empregados (E) os Autônomos (A), os Donos de Negócios (D) e os investidores ( I ).
O Lado "A" é o que nossas escolas e sistemas de ensino (ainda prucianos, como podemos ver no artigo "Emburrecimento" Global Planejado) nos ensinam a ser. Que é: "Vá para a Escola e consiga um emprego fixo e seguro." E essas pessoas são as que menos tem condições de gerar riqueza. Um Empregado (E), busca um emprego fixo e seguro, com bom salário e benefícios. Essas pessoas ainda não se atentaram para as mudanças no mundo financeiro. São essas que dificilmente ou quase nunca se tornarão bem sucedidas. Um Autônomo (A), como advogados, médicos, dentistas, contadores, professores, ou um proprietário de uma pequena/micro empresa, dependem totalmente deles mesmos para manterem um fluxo de caixa positivo. Ou seja, eles são a fonte de sua receita. Assim sendo, se essas pessoas ficam doentes, sofrem um acidente ou morrem, isso afetará diretamente sua receita. Imagine que um dentista quebre alguns dedos da mão. Ele estará inabilitado, não podendo exercer seu ofício, e isso acarretará na interrupção de sua receita. Basicamente, essa classe de pessoas terá que trabalhar pelo resto de suas vidas se quiserem manter o nível de fluxo de caixa. E nenhuma das duas classes ( E / A ) poderão passar seus empregos ou ofícios por gerações em gerações. Ao meu ponto de vista, isso não faz sentido.
 O Lado "B", é composto de Donos de Negócios (D) e de Investidores ( I ). É este lado o grande detentor de riqueza, em qualquer país do mundo. Pois pagam menos taxas e não trabalham por dinheiro. Os Donos de Negócios, como Bill Gates, Donald Trump, entre tantos outros, preferem contratar pessoas capacitadas para dirigirem suas empresas. Eles colocam pessoas para trabalharem para eles. Enquanto os Investidores ( I ), como Waren Buffet dentre tantos outros, colocam o dinheiro para trabalhar para eles. A diferença de valores entre o Lado "A" e o Lado "B", é que enquanto o Lado "A" busca segurança, o Lado "B" busca LIBERDADE. Neste Lado, tanto os Donos de Negócios, como os Investidores, tem liberdade, qualidade de vida e recursos financeiros para bancarem esse estilo de vida e pagam poucas taxas ou nenhuma taxa, além de poderem passar seus negócios por gerações. E é por esse motivo que os ricos ficam cada vez mais ricos, e os pobres ficam cada vez mais pobres. Segundo Robert Kiyosaki, devemos mudar nossa forma de pensar, e nos educar para passarmos do Lado "A", para o Lado dos bens sucedidos.
Mas para essa transição, primeiramente deve haver mudanças de valores. Enquanto o Lado "A" procura segurança, e no caso dos autônomos e pequenos empresários, querem fazer tudo por conta própria o Lado "B" procura por boas oportunidades, trabalho em equipe e liberdade.
Imagine a diferença que isso faria em sua vida, se você se permitisse mudar de valores e conhecer novas perspectivas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário