Vimos que uma das antigas regras do dinheiro era: "Compre sua casa própria". E as pessoas diziam: "Uma casa própria é o melhor investimento que você pode fazer." Até hoje, a maioria das pessoas ainda pensam dessa maneira, mas esse pensamento é um pensamento ultrapassado, e segundo as regras do dinheiro atuais podemos notar que uma casa própria não é um bom investimento. Para isso, estudaremos hoje INVESTIMENTOS PASSIVOS X INVESTIMENTOS ATIVOS. Que é a base da educação financeira. Essa é a base da inteligência financeira. É por isso, que seu banco pede para você mostrar sua renda, e não suas notas na universidade ou onde você estudou. É através desse gráfico abaixo que se analisa se alguém entende ou não como administrar sua renda e investimentos. Estudaremos:
Existem dois tipos de investimentos: Investimentos Passivos e Investimentos Ativos. Ao analisar o quadro acima, nota-se que Investimento Ativo é aquele que "coloca dinheiro no seu bolso" (gera renda), e o Investimento Passivo é aquele que "tira dinheiro do seu bolso" (gera despesas). Ao analisarmos os exemplos de passivo e ativo, notamos que a sua casa própria não é um bom investimento, a final de contas ela apenas gera despesas.
"Ahhh, mas a minha casa é quitada." Esse comentário é bem comum, mas mesmo que ela seja quitada, e você não precise pagar todo mês uma fatura para o banco ou credor qualquer, você deve retirar dinheiro do seu bolso para manter a casa, como por exemplo, condomínio, IPTU e outras diversas taxas. Não estou dizendo que você não deve ter sua casa dos sonhos. Claro que você deve, mas você deve analisar qual tipo de investimento ela é: Passivo ou Ativo.
Por outro lado, se você investe em casas para alugar ou vender, isso vai lhe gerar renda. Isso é Investimento Ativo. Mas podemos analisar no gráfico, que alguns Investimentos Ativos, podem se tornar Passivos. Seguindo o raciocínio das casas: Você compra uma casa e aluga. Isso é um investimento Ativo pois está te gerando renda. Mas se o inquilino sai da casa, esse investimento passará a ser Passivo, pois a partir de agora é você quem terá que manter essa casa, pagandos seus impostos, taxas e contas, e isso gera despesas.
Por isso que qualquer investimento deve ser analisado com muita cautela. Você deve analisar sua receita e seu balancete. Assim saberá se seus investimentos são Passivos ou Ativos.
Toda essa movimentação financeira entre Investimento Passivo e Investimento Ativo, é chamada de FLUXO DE CAIXA. Sem dúvidas, essa é uma das palavras mais poderosas para quem quer ser bem sucedido.
Toda essa movimentação financeira entre Investimento Passivo e Investimento Ativo, é chamada de FLUXO DE CAIXA. Sem dúvidas, essa é uma das palavras mais poderosas para quem quer ser bem sucedido.
Se você deseja gerar riqueza, deve AUMENTAR SEUS ATIVOS e DIMINUIR OS PASSIVOS.
Faça uma auto análise sincera sobre sua realidade atual e seus planos financeiros. Quais os seus planos para um fluxo de caixa maior e positivo?
Você pretende trabalhar mais fazendo horas extras? Conseguir um segundo emprego? Investir na Bolsa? Comprar, reformar e alugar/vender casas? O que você tem feito para gerar riqueza para você hoje e no futuro?
Nenhum comentário:
Postar um comentário