Olá meus amigos!
A partir de hoje, irei postar uma série de artigos relacionados ao fluxo de caixa, para ajudá-los a ver novas perspectivas de investimentos pessoais, financeiros e de tempo para um futuro mais próspero para todos.
Espero que gostem.
Sucesso!
Para entendermos nossa condição financeira hoje, para melhor investimos nosso rescursos é preciso conhecer primeiramente as antigas "regras" do dinheiro.
As antigas "regras" do dinheiro eram:
- Vá para a escola e consiga um emprego fixo e seguro;
- Trabalhe duro para ganhar mais dinheiro;
- Poupe dinheiro;
- Compre uma casa;
- Não se meta em dívidas;
- Invista a longo prazo;
- Diversifique.
Até o ano de 1970, o Dólar americano era diretamente convertido em ouro. Ou seja, o dólar era dinheiro.
$1,00 (hum Dólar) americano era equivalente ao mesmo valor em ouro.
Em 1971, depois de uma longa e mal sucedida guerra no Vietnam, os EUA fizeram dívidas externas e internas absurdas, através de empréstimos internacionais, material bélico, recrutamento de militares, etc. Com isso, a economia americana estava totalmente desordenada, fazendo com que os financiadores e investidores deixassem de acreditar no compromisso que os EUA tinham de sanar suas dívidas. Isso gerou um "reboliço" entre os países que emprestaram dinheiro para os EUA durante a guerra, como França, Inglaterra, dentre outros. Assim sendo, esses países cobraram suas dívidas, em ouro.
Sem ter como sanar essas dívidas, o então, atual presidente, Nixon, mudou a política monetária norte americana, fazendo com que o Dólar não fosse mais convertido diretamente em ouro, para proteger a economia deste país. A partir deste momento, o Dólar deixou de ser dinheiro, e passou a ser moeda.
Desta maneira, o Dólar americano passou a ser sucetível à inflação. Então, o presidente Nixon ordenou a produção de mais papel moeda, almentando assim a inflação em 10%, fazendo com que o Dólar iniciasse seu processo de perda de valor.
Até 1974, mesmo durante a crise financeira e o dólar perdendo cada dia mais seu valor, as empresas eram motivadas a pagar uma aposentadoria para seus empregados, através de incentivos fiscais e retenção de mão de obra qualificada. Porém, neste ano (1974), foi criada a Lei ERISA, que basicamente transferiu essa "obrigação" de aposentadoria das empresas, para o Governo. A partir deste momento, os empregados eram forçados a não ser mais mantidos pro resto da vida, mas sim, a buscarem algo para investir seu dinheiro para se manterem para o resto da vida. Agora, toda a classe de empregados, pequenos empresários e autônomos passaram a se preoculpar com o futuro e então iniciaram sua migração para o lado de investimentos, como por exemplo, os investimentos mútuos (aposentadoria INSS,etc).
Nota-se que neste momento, o antigo conceito de que "ir para a escola e conseguir um emprego fixo e seguro, com bons benefícios e bom salário", já não é mais o suficiente.
Agora, para sermos bem sucedidos durante nosso tempo ativo e principalmente no tempo que nos aposentamos, devemos investir nosso dinheiro, tempo e conhecimento de uma maneira bem planejada e próspera.
No próximo artigo, iniciaremos nossos estudos das novas "regras" do dinheiro, para melhor aplicarmos nossos recursos, iniciando desta maneira nosso caminho ao sucesso.