terça-feira, 7 de junho de 2011

Mentiras do Network Marketing #1


Durante esta semana, eu recebi um e-mail de um amigo a respeito de uma empresa de Network Marketing. Por sinal, uma empresa antiga e muito conceituada. Este e-mail, repassado à mim, supostamente foi escrito por uma pessoa que se diz “vítima” desta empresa. Ele alega com todas as letras que tinha uma vida confortável, um bom salário, um bom emprego, carros do ano, etc, mas que por PREGUIÇA de trabalhar e vontade de GANHAR DINHEIRO FÁCIL, ele começou seu projeto numa empresa de Network Marketing.
Segundo ele, seu patrocinador lhe sugeriu que comprasse uma grande quantia de produtos para estocar, pois somente assim seria possível obter sucesso neste negócio. Então, a fim de obter sucesso ele vendeu um de seus carros para comprar esse grande estoque de produtos. Segundo esta suposta “vítima”, futuramente ele vendeu seus outros carros, se tornou um alienado total à essa empresa, falando somente disso a todo tempo, numa tentativa desesperada de prospectar todo mundo o tempo todo. E com isso, perdeu amigos, foi demitido do emprego, teve problemas familiares e hoje deve uma verdadeira fortuna à bancos, cartões de crédito, amigos e familiares.
Quando ele estava dentro dessa empresa, ele notou que tudo não passa de uma falcatrua, onde apenas quem esta no topo ganha dinheiro, e quem está em baixo apenas injeta dinheiro no negócio. (NOTA: essa empresa não é uma pirâmide, como sugerido por nossa vítima).
Eu particularmente não atuo nesta empresa criticada no e-mail, mas como todos sabem, atuo numa empresa de Network Marketing. Assim sendo, inspirado neste e-mail que recebi,  irei escrever uma série de artigos relacionados às mentiras contadas por algumas pessoas AMADORAS e NÃO PREPARADAS que atuam nesse tipo de negócio. Assim, meus amigos, vocês poderão saber quais são essas mentiras e como evitá-las. Buscando assim seu sucesso.
Ao escrever essa série de artigos, eu estava pensando em quais são as PIORES MENTIRAS contadas à respeito de empresas de Network Marketing.
Todas são ruins, mas inicialmente, falaremos à respeito desta em particular:
“TODO MUNDO É SEU PROSPÉCTO”,
ou muitas vezes dita como “TODO MUNDO QUER ISSO, ELES APENAS NÃO SABEM DISSO AINDA”.
E isso leva a um pensamento ridículo de que “basta acreditar verdadeiramente que eles são seus prospectos”. Por causa disso, as pessoas fazem um papel ridículo de sair “prospectando” qualquer pessoa na sua frente, e acreditam (pelo menos inicialmente) que as pessoas simplesmente irão vir de braços abertos e dizer: “Muito obrigado por me mostrar algo tão fantástico.” Então essas pessoas saem falando com qualquer pessoa, como o garçom do restaurante onde almoçam, o carteiro, o porteiro do condomínio onde residem, com pessoas que nunca viram nos shoppings, com uma moça esperando o ônibus, enfim. E esse tipo de comportamento alienado destrói a reputação da empresa e quebra qualquer imagem de profissionalismo neste negócio, fazendo com que esses danos sejam quase que irreparáveis.
Uma pessoa despreparada dessas, atrapalha quem está fazendo o trabalho com seriedade, compromisso e profissionalismo. Pois ela tem uma GRANDE oportunidade nas mãos e consegue fazer com que essa oportunidade vire sinônimo de idiotice. Esse tipo de gente não passa de uma imagem de um sujeito desesperado, vendendo relógios Rolex falsos, na cabeça das pessoas.
Eu lhe aviso, isso não passa de uma falácia. Não caiam nessa conversa de que “todo mundo é seu prospecto.” Desconfie se alguém lhe disser isso. Eu NÃO estou dizendo que ninguém é um prospecto. Estou dizendo que NEM TODO MUNDO É SEU PROSPÉCTO. Isso é bem diferente.
Veja bem, nem todo mundo quer ter seu próprio negócio e trabalhar duro para gerar riqueza com isso. Ao contrário do que tem sido dito por aí, existem pessoas que estão 100% satisfeitas em ser empregados, e não possuem a menor vontade de mudar isso.
Algumas pessoas amam seus empregos e não o largaria nem por um milhão de dólares. Algumas pessoas repudiam Network Marketing e preferem ser enterradas vivas do que trabalharem num projeto desses. Outras pessoas não tem o dinheiro apropriado para investir no negócio, ou ainda morrem de medo de qualquer negócio que envolva riscos. Algumas pessoas tem dinheiro o suficiente e não estão buscando por nada mais, outras já são velhas, e não se importam mais em gerar riqueza. Algumas dirão que não tem tempo, outras simplesmente não tem coragem de serem empreendedoras e preferem trabalhar numa lanchonete qualquer para ganhar uns trocados no fim do mês. E ainda tem as que simplesmente estão contentes onde estão na vida, e não tem a menor vontade de mudar isso. E sabe de uma coisa? TUDO BEM!
Qualquer seja o caso, você não tem que convencer ninguém a entrar no negócio. Isso é uma perda de tempo e energia.

Por favor, guarde isso bem:
NÃO VALE A PENA PERDER TEMPO COM NINGUÉM, AO MENOS QUE ESSA PESSOA TENHA MOSTRADO INTERESSE NO QUE VOCÊ ESTÁ OFERECENDO E TENHA PEDIDO POR MAIS INFORMAÇÕES.

Eu não me importo se alguém se encaixou no “molde” de quem seria um prospecto perfeito. Não vale a pena investir seu tempo neles, se eles não estiverem buscando por uma solução para seus problemas ou uma boa oportunidade para gerar riqueza.
Não importa o quanto você pense que uma pessoa é qualificada para entrar no negócio. Não é nem mesmo o bastante, se uma pessoa está querendo iniciar seu próprio negócio. Até que elas venham à você para pedir mais informações a respeito de como entrar em seu projeto, elas são apenas mais um espectador, e não um jogador. Não vale a pena ir atrás.
 Claro que algumas pessoas podem ser ótimas em lidar com pessoas (como um garçom, por exemplo), mas isso não quer dizer que eles são um bom prospecto.
Eles podem ser violentamente opostos ao Marketing de Rede, oportunidade de negócios, ou qualquer outra maneira de ganhar dinheiro contrária a ser um empregado, que eles até farão uma enorme barreira mental para entender o negócio.
Se alguém tem uma forte convicção sobre alguma coisa, leva-se anos para reverter isso. Então não é uma forma inteligente de usar seu tempo tentando convencer alguém que não concorda com seu jeito de pensar. Mas claro, tudo isso são questão de valores.
Como um empresário, seu trabalho não é convencer ninguém. Seu trabalho é gerar o máximo de resultados possível pelo seu tempo e esforço. E isso significa conversar com pessoas que estão, pelo menos na maior parte, na mesma página que você. Querendo crescer tanto quanto você.

Então, você me pergunta: Mas por que pelo menos não tentar introduzir alguém que não esteja na mesma pagina que eu no negócio?

Bom, primeiro, por que como dito antes, isso tira a credibilidade e profissionalismo do negócio e o taxa como uma imagem de segunda classe.
E segundo, por que essa é uma péssima primeira impressão para seu prospecto. Porque você acabou de mostrar pra ele exatamente como fazer negócios – ir atrás de um estranho sem interesse algum.
E cá entre nós, ISSO NÃO GERA RESULTADO ALGÚM. Afinal, ninguém quer fazer parte dum negócio de segunda classe.

Veja bem, alguns uplines (patrocinadores), usam essas táticas de segunda classe, pois dizem que “todo mundo é seu prospecto”, etc. Mas o que eles esquecem de dizer (ou não dizem), é que: MÉTODOS DE SEGUNDA CLASSE, GERAM RESULTADOS DE SEGUNDA CLASSE.
Quando você faz negócios assim, você mostra para as pessoas que você o tipo de pessoa que não é profissional (ou bem sucedida) o bastante. Imediatamente isso projeta uma imagenzinha barata à respeito de você de seu negócio.
Quem quer trabalhar com uma pessoa assim? Que sai oferecendo um negócio barato de porta em porta? Pense nisso! Por acaso médicos, dentistas, advogados, saem por aí tentando prospectar todas as pessoas a sua volta?
 - “Hei você! Por acaso você não tem nenhum problema de canal que quer que eu dê uma olhada?”

Mesmo que você ache alguém que seja uma pessoa de negócios, eles não o levarão a sério. Por quê? Porque QUEM ACHA QUEM PRIMEIRO É MUITO IMPORTANTE.
Quando você sai à “caça” de um prospecto, toda a operação é destinada ao fracasso, porque você é visto como um desesperado! E quando ELES te acham e vão atrás de você, você passa a ser visto como um especialista.
A posição faz toda a diferença no mundo dos negócios.

Preste atenção!
A partir do momento em que você age como um profissional, e busca conhecimento, como ler blogs, livros, artigos, assistir vídeos, conferências, treinamentos, etc sobre Network Marketing, você verá: Pra que ser tão duro com você mesmo, do que você precisa?
Pra que gastar um tempo e energia preciosos, tentando empurrar sua oportunidade goela abaixo de alguém totalmente indiferente?
Pra que fazer isso, quando se tem milhões de pessoas que REALMENTE QUEREM e estão SERIAMENTE COMPROMETIDAS a começarem seu próprio negócio? Aqueles que querem sua atenção e vão atrás de você para saber como fazer o negócio, são seus verdadeiros prospectos.

Então, não ache que todo mundo é seu prospecto. Apenas estude, se dedique, e se comprometa ao sucesso, e aprenda a analisar quem realmente é um verdadeiro jogador do mundo dos negócios e quem é apenas um espectador. Desta maneira, você não terá a imagem de um “desesperado de segunda classe”, e sim a de um especialista bem sucedido. Dedique-se seriamente ao seu negócio. SEJA PROFISSIONAL.

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