quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Hoje pela manhã, estava lendo alguns artigos antigos do jornal "The New York Times", e haviam algumas matérias interessantes a respeito da economia. Uma coisa me chamou muito a atenção. Uma frase de um jornalista financeiro chamado Alfred Edward Perlman. Durante a matéria, ele disse:

"Se você tem feito uma coisa por dois anos, analise cuidadosamente. Por cinco anos, analise isso com suspeição. E se tem feito por 10 anos, jogue fora e comece tudo de novo. Provavelmente você está errado."

Ao analisar o contexto o qual ele se referenciava (negócios e finanças), ele realmente está certo.
Claro! A final de contas, os tempos mudam. A vida é feita de mudanças. E é exatamente essas mudanças que dão oportunidades criadoras de fortunas para aqueles que estão atentos a elas, e ao mesmo tempo são essas mudanças que destroem um império que já existe e não as acompanha.
Veja alguns exemplos práticos:
Há alguns anos atrás, a forma de comercio musical era basicamente em LP's e radialistas.
Hoje em dia, não se produz mais LP's e a tecnologia, como formatos em MP3 e "rádios" on-line, tomaram o lugar das então existentes. Houveram mudanças. Quem se adaptou, teve sucesso, já quem permaneceu como sempre... bom você já sabe a resposta.
Há alguns anos atrás, a produção manufaturada (feita pelo homem) era a base da economia mundial. As fábricas, indústrias e empresas contratavam cada vez mais e mais mão de obra braçal e intelectual.
Hoje, não é segredo para ninguém, que a mão de obra braçal foi substituída por máquinas. Onde havia 10 funcionários trabalhando. Hoje existe 1 máquina sendo operada por 1 único funcionário.
Quem se adaptou, teve sucesso, já quem permaneceu como sempre... bom você já sabe a resposta.
Há alguns anos atrás, para ser bem sucedido profissionalmente, o sujeito precisava apenas ir à escola, cursar uma universidade e procurar uma carreira numa empresa ou estado ou ser autônomo.
Porém, mais uma vez, os tempos mudaram e hoje isso não é o bastante. É necessário se preparar cada vez mais. E se prerapar sempre. Além de ser necessário uma segunda alternativa - um plano B - para o futuro. Quem se adaptou, tem tido sucesso, já quem permanece como sempre... bom você já sabe a resposta.
Note que a mudança É NECESSÁRIA para o progresso. Repito as palavras do jornalista Alfred Edward Perlman: Se você tem feito uma coisa por dois anos, analise cuidadosamente. Por cinco anos, analise isso com suspeição. E se tem feito por 10 anos, jogue fora e comece tudo de novo. Provavelmente você está errado.
Fique atento às mudanças, e mude! Não fique imóvel. Não se prenda à conceitos, pois de tempos em tempos, eles também mudam. Procure novas alternativas, novas idéias, novos conceitos, novos mercados... mas mude!



Nenhum comentário:

Postar um comentário