Em uma gaiola com 5 macacos, é pendurado umas bananas num gancho alto, longe do alcance dos animais. Para que eles consigam pegar o fruto, é preciso que eles subam numa escada também posicionada dentro da gaiola, em baixo desde gancho.
Um dos macacos então, em sua jornada para pegar as bananas sobe na escada, mas assim que ele inicia sua subida, todos os macacos da gaiola recebem um jato de água gelada.
Depois de um tempo, um outro macaco tenta pegar a banana da mesma maneira, e então o mesmo acontece. Um jato de água gelada nele e nos outros macacos.
E isso se repete por mais duas vezes, até que os macacos percebam que toda vez que tocarem a escada, todos receberão um jato de água gelada.
É então desligado o jato de água.
Após isso, se outro macaco tentar subir as escadas, os outros irão tentar impedi-lo, mesmo que não haja mais água sendo jogada neles.
Depois disso, é removido um dos 5 primeiros macacos da gaiola e substituído por um novo macaco.
O novo macaco vê a banana e quer então subir pelas escadas para pegá-la. Mas, para seu horror, ele é atacado pelos outros 4 macacos.
Depois de outra tentativa e outro ataque, o macaco sabe que se ele tentar subir nas escadas, ele vai ser agredido pelo restante.
Depois, novamente é removido um dos 4 macacos antigos e substituído por um novo macaco.
O novo macaco vê a banana, começa a subir às escadas para pegá-la, mas é agredido pelos outros 3 macacos antigos e também pelo quarto (novo) macaco.
Novamente, troca-se mais um macaco. Restando então 2 antigos (atingidos por jatos d’água) e 3 novos. Este ultimo macaco repete a cena. Vê a banana e tenta alcançá-la através das escadas e também é atacado pelos outros. 3 dos 5 macacos nem sabem porquê eles não podem subir as escadas, ou porquê eles estão agredindo os macacos novos.
Conclusão:
Depois todos os macacos que receberam um jato d’água foram trocados. Mas mesmo assim, nenhum dos macacos novos chegam perto da escada. Mas, por que não?
“Porque esse é o jeito que sempre foi por aqui.”
Você não está cansado de fazer seus negócios sempre da mesma maneira antiquada que te ensinaram... chegando sempre aos mesmos resultados indesejados?
Nenhum comentário:
Postar um comentário