sexta-feira, 19 de abril de 2013

Reflexão



“O Reino de Deus está dentro de vós.” (Jesus Cristo em Lucas 17:21)

Se todos os ensinamentos encontrados nas escrituras sagradas do mundo desaparecessem repentinamente e apenas restasse esta singela frase, nada teria se perdido.
“Certa vez, tendo sido interrogado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, Jesus respondeu: “O Reino de Deus não vem do modo visível, nem se dirá: “Aqui está”, ou “Lá está”; porque o Reino de Deus está dentro de vós.” (Lucas 17:20,21)
 Esta frase afirma que tudo que é necessário para alcançarmos a Deus, está dentro de cada um; afirma que não precisamos de intermediários e afirma, também, que o Reino de Deus está aqui e agora. Sim, poucas palavras que dizem tudo o que é necessário saber...
No entanto, o que vemos por aí, sendo pregado pela cristandade é exatamente o oposto do que foi ensinado pelo Cristo. O aforismo do Grande Instrutor nos esclarece que, dentro de nós, está a melhor Igreja, o melhor Templo e o melhor guia espiritual; não necessitamos de nada exterior a nós mesmos para nos libertarmos. Na verdade, ignorando este ensinamento, somos cada vez mais e mais escravizados.
O que mais se vê são religiões, igrejas, padres, pastores, deputados, fiéis e quaisquer outros membros do “Clero” e instituições religiosas transformando os altíssimos ensinamentos do Livro das Sagradas Escrituras em interpretações amedrontadoras que transformam todo o Amor de Deus, no próprio Diabo: “Te dou o livre arbítrio, mas se não me amar eu te castigo por toda eternidade”, “Aceite Jesus Cristo por amor, mas se não aceitar nunca terá o Reino de Deus”, “Esta igreja é a verdade, todas as outras (inclusive outras cristãs) são pecadoras e mentirosas”... e por aí se segue a lista de ameaças evangelizadoras.
Eis que Reino de Deus está dentro de nós. Ele não está em algum lugar distante e nem em um futuro indeterminado.
"Se o Reino de Deus está dentro de nós, por que não O percebemos?" "Acredito que a melhor explicação pode ser encontrada na parábola da pérola no lago. É mais ou menos assim:
No fundo de um lago, de água cristalina, há uma pérola de valor inestimável. Entretanto, para que a pérola possa ser vista da superfície, é indispensável que as águas estejam tranquilas; se estiverem agitadas pelo vento, a pérola continuará no mesmo lugar, mas não poderá ser vista. Da mesma forma que não dá para enxergar através das águas agitadas, não dá para perceber o Reino de Deus através de nossas mentes agitadas. Apenas quando as águas serenam, a pérola pode ser vista. Da mesma forma, apenas quando a mente e o coração forem serenados, o Reino de Deus, que é a mais valiosa entre todas as pérolas, poderá ser percebido.
O Livro das Sagradas Escrituras nos diz que o Reino de Deus (ou Verdade) é o porto seguro contra todas as tribulações da vida; lá estão a Paz, o Amor e a Felicidade Eterna, tesouros que ladrão nenhum pode roubar, nem mesmo o maior de todos os ladrões: a morte material.
O Reino de Deus está dentro de nós. Esta grande Verdade nos foi revelada e, se Ela não nos libertou até hoje, é porque não nos dedicamos com determinação inabalável à espiritualidade e continuamos acreditando que mentiras (relatividades e falsas interpretações) são verdades e vice-versa.
Antes de tomarmos qualquer palavra, por mais credibilidade que tenha quem a pronunciou, busquemos analisar. Busquemos sempre refletirmos em calma e paz sobre nós mesmos. Só assim podemos, de fato, alcançar o Reino de Deus que está dentro de nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário