segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Por trás do Sucesso! #3 - COMPREENSÃO


Uma das perguntas mais importantes que você deve fazer a si mesmo é: "Por que faço o que faço?" 
Desde que iniciei em Network Marketing entendi a importância desta pergunta e claro, de sua resposta. Nesse tempo, encontrei muitas pessoas que desconhecem o destino final dos caminhos que percorrem em suas vidas e o tempo necessário para chegar lá. Para alcançar objetivos e ser bem-sucedido em todos os planos, é preciso compreender para onde se está indo e o que é necessário para chegar lá. 

Quando iniciei em Network Marketing, não tinha a menor ideia do que significava ter esse tipo de empreendimento. A decisão de que aquele era o caminho que queria seguir na vida teve de ser rápida e, para tanto, precisava compreender para onde ele iria me levar. 
Não embarque no emprego que paga mais somente porque parece uma boa ideia no momento. Uma vez definidos seus sonhos e metas, é preciso compreender o que realmente será necessário para fazê-lo chegar até eles. Se você trabalha com Network Marketing, entender isso é muto importante. Deixe-me explicar: Sendo empresário, você e seus up-lines e down-lines trabalham basicamente para ajudar uns aos outros a atingir seus objetivos. Agora, imagine se você fizesse com que eles trabalhassem com mais afinco, dinamismo e eficiência! O segredo para fazer isso acontecer é compreender que todos os seus down-lines e up-lines têm metas e sonhos próprios e você, deve descobrir quais são e ajudá-los a realizá-los. Essa medida exerce o efeito de "toma lá dá cá": é a velha teoria do "você coça minhas costas e eu coço as suas". A sua equipe não o verá apenas como alguém que quer que eles trabalhem duro, gastando o tempo deles, mas começarão a considerá-lo como alguém que deseja que eles também tenham sucesso. Quanto mais você se empenhar para que eles tenham êxito na vida, mais se esforçarão para recompensá-lo por compreenderem que você se interessa pelo futuro pessoal deles. 
Não há mais nada recompensador do que auxiliar os outros a alcançarem suas metas. Isso funciona extraordinariamente bem. E esse é um princípio capaz de provocar uma reviravolta nas atitudes da sua equipe.
Compreender o que você quer da vida não é tão complicado. O segredo reside em compreender que direção seguir e saber quantas pessoas o acompanharão ao longo do caminho. 

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Por trás do Sucesso! #2 - SACRIFÍCIO

Esta é uma palavra que muitos não gostam de ouvir. Se você quiser atingir suas metas e realizar seus sonhos, terá de sacrificar muitas coisas ao longo do caminho: quer se trade de tempo, amigos ou dinheiro, você definitivamente precisará abrir mão de alguma coisa, talvez de muitas, pois o sucesso não surge do nada.  Se você estiver determinado a fazer o que for preciso para chegar ao resultado final, valerá a pena renunciar a várias coisas mesmo que, ao pensar nelas, isso lhe pareça muito difícil.
Você precisa de melhores qualificações para ganhar mais? Então, levante o traseiro da poltrona e se inscreva num curso, compre um livre, vá a seminários, congressos, palestras, treinamentos, etc. Não espere que seu chefe o seu up-line se ofereça para pagá-lo mais ou faça o trabalho por você. Tome a iniciativa e comece hoje. Sim, é provável que represente menos tempo livre com amigos e familiares e mais estudo, mas isso também o aproximará de seus sonhos e metas. Você precisa ficar até tarde organizando sua empresa ou sua rede? Pois faça-o. Pode não ser agradável no início, mas pense no resultado final. 
Às vezes, eu fico acordado até 3h ou 4h da manhã estudando, respondendo e-mails, escrevendo artigos, assistindo á conferências on-line e fazendo treinamentos. Isso tudo me rouba muito tempo e claro me desgasta também. Confesso que no início era um sacrifício enorme ter que dizer "não" a um chamado de um amigo para ir a um bar beber cerveja, comer batata frita, etc. Mas eu focava e foco sempre no resultado que isso me trará e em tudo que me acrescentará. É aquele antigo ditado: "No pain, no gain." (Sem dor, não há ganho.) E ao passar do tempo, isso tornou-se um hábito em mim, e hoje, eu gero os resultados que devo gerar e a cada dia que se passa me aproximo mais dos meus objetivos e meu sucesso. 
Trabalhar mais e se preparar mais pode não ser a mais agradável das atividades, mas você estará sacrificando o próprio tempo para realizar um sonho: os sacrifícios feitos hoje lhe levarão ao sucesso, e por fim, isso fará com que ele seja mais doce.
Lembre-se sempre: 
No pain, no gain! 

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Por trás do Sucesso! #1

Ultimamente venho notado que muitas pessoas tem uma dificuldade enorme de saber o que fazer para manter-se no caminho do sucesso que aspira. Seja ele profissional, financeiro, amoroso ou pessoal. 
Assim sendo decidi escrever uma séria de artigos chamada "Por trás do Sucesso", que tem o intuito de demonstrar o que é preciso para se chegar lá. 

Há um velho ditado que diz: "O sucesso é uma jornada, não um destino." 
Essa é uma grande verdade. Muitas pessoas acabam presas na ilusão do sucesso em vez de realmente verificar o que ele exige. O sucesso é um processo: ser bem-sucedido envolve tudo o que você precisa mudar e considerar, não apenas o que precisa realizar. 
A jornada para o sucesso pode ser facilitada se você compreender o que ele realmente exige. Todos queremos o melhor para nossas vidas, mas, muitas vezes, não compreendemos bem o que é necessário para obtê-lo. Com o sucesso, vêm os benefícios. O se desejo de ser bem-sucedido é muito intenso? Quando você quer começar? 
Durante algum tempo de estudos, treinamentos e práticas, destaquei uma lista de palavras e ações que são realmente necessárias para levá-lo onde você quer chegar. Ao compreender estas sete etapas, você poderá apreciar o sucesso pleno em sua vida.
Quando iniciei no Marketing de Rede e antes ainda, na vida profissional e empresarial, tudo o que eu queria era ser bem-sucedido, não importando a que custo. Além disso, não considerei o longo e médio prazo. Eu queria o sucesso pleno rápido e só pensava no resultado final, na situação como um todo. O problema com essa postura é que eu me esqueci de considerar todo o trabalho, o empenho e o tempo necessário para chegar lá. Embora o sucesso em qualquer atividade seja o objetivo mais importante, hoje prefiro pensar no sucesso sustentado de médio e longo prazo, que representa um estilo de vida e não algo que ocorre apenas uma vez. Vamos analisar o que grifei como verdadeiros fatores exigidos para se chegar ao sucesso:
  • Sacrifício
  • Compreensão
  • Comprometimento
  • Caráter
  • Excelência 
  • Estrutura
  • Satisfação
Anote, e guarde na memória essas palavras, pois elas serão a fonte do nosso estudo nos próximos artigos da séria "Por trás do Sucesso". 
"É tudo uma questão de sorte...Pergunte a qualquer perdedor."(Lucas Fontenelle)










quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Reflexão sobre a Liberdade

A felicidade vem do compromisso.
Alguns pensam que não, que uma pessoa mais solta, sem ligações nem obrigações, é mais feliz! Será? Ela faz o que lhe apetece e não o que quer. Fica escrava das ondas, das emoções, vai para onde puxa o que 'está a dar' e não para onde quer e deve. 
Estar solto não é o mesmo que ser livre. E comprometer-se livra-nos da escravidão das fantasias e dos apetites. 

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

A Perseverança

"Se há pessoas que não estudam ou que, se estudam, não aproveitam, elas que não se desencorajem e não desistam; 
Se há pessoas que não interrogam os homens instruídos para esclarecer as suas dúvidas ou o que ignoram, ou que, mesmo interrogando-os, não conseguem ficar mais instruídas, elas que não se desencorajem e não desistam;
Se há pessoas que não meditam ou que, mesmo que meditem, não conseguem adquirir um conhecimento claro do princípio do bem, elas que não se desencorajem e não desistam;
Se há pessoas que não distinguem o bem do mal ou que, mesmo que distingam, não têm uma percepção clara e nítida, elas que não se desencorajem e não desistam;
Se há pessoas que não praticam o bem ou que, mesmo que o pratiquem, não podem aplicar nisso todas as suas forças, elas que não se desencorajem e não desistam; 
O que outros fariam numa só vez, elas o farão em dez, o que outros fariam em cem vezes, elas o farão em mil, porque aquele que seguir verdadeiramente esta regra da perseverança, por mais ignorante que seja, tornar-se-á uma pessoa esclarecida, por mais fraco que seja, tornar-se-á necessariamente forte.
(Trecho do livro "A Sabedoria" - Confúcio)

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Compromisso com o impossível


Quando traçamos nossos objetivos, às vezes pensamos em dar passos curtos em um terreno onde possamos nos sentir seguros e ter o controle de tudo. Aprendemos algo com esses passos, mas não o suficiente e o necessário para satisfazer o que está em nossa imaginação.
Estabelecer compromisso com o impossível é interessante, pois vai lhe conduzir ao sucesso de maneira diferenciada e trará realizações além das expectativas. Você pode ter a seguinte dúvida: “como pensar num compromisso com o impossível? Talvez eu nem chegue lá…” .
Pode ser que nem chegue mesmo, mas, quando alguém resolve realizar algo além de suas possibilidades momentâneas, também precisa pensar e agir além de seus limites. É nesse momento, quando esses pensamentos e atitudes são superados, que novos fatos acontecem para abrir horizontes até então desconhecidos.
Por mais instruído que seja qualquer mestre, ele começou com o abc; o que o transformou foi a constância de ações rumo ao aprendizado sem limites, aprendizado este que desenvolveu sua sensibilidade, sua intuição, aquilo que ele é como pessoa.
Quando partir para algo na vida, escolha como objetivo o que parece impossível e comece a descobrir o que é necessário para consegui-lo. Inicie esse processo de maneira simples, mas constantemente; descubra o novo em cada suspiro dessa trajetória. Muitas pessoas que saíram em busca de um destino terminaram descobrindo que ele não estava tão longe, mas, para isso, tiveram de elevar seus olhos para além de sua área de atuação.
Há a possibilidade de você não alcançar o impossível, mas irá descobrir muitas coisas possíveis bem próximas de você que pareciam distantes e, graças ao seu desempenho e à sua busca, vai encontrar as inspirações mais importantes para sua vida.
Melhor que chegar ao destino é decifrar o caminho.
Estabeleça um compromisso com o impossível ... e vá!

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Lições da Vida


Uma vida bem sucedida depende das escolhas que fizermos. Temos de saber o que é ou não importante para nós. 
A escolha inteligente implica um sentido realista dos valores e um sentido realista das proporções. Este processo de escolha - de aceitação por um lado e de rejeição pelo outro - começa na infância e continua pela vida fora. Não podemos ter tudo o que ambicionamos. O homem de negócios que procura o sucesso financeiro tem muitas vezes de abandonar os seus interesses de ordem desportiva ou cultural. Os que preferem servir os interesses espirituais, culturais ou políticos da sociedade - sacerdotes, escritores, artistas, militares, homens de estado e funcionários públicos em geral - têm quase sempre de relegar para segundo plano o bem-estar financeiro.
Com uma vida limitada não podemos ser ou fazer tudo. Estamos constantemente a ter de escolher com que e com quem passar o nosso tempo. Cultivar amizades toma tempo. Às vezes temos de recusar encontros e desapontar muitas pessoas para termos tempo de alcançar os nossos fins. Todos os dias temos de escolher entre as coisas que estão à venda. Não podemos ter o mundo inteiro, tal como uma criança não pode comprar todos os doces da doçaria se tiver apenas uma moeda. 
Esta é uma das grandes lições da vida: Temos de escolher na altura própria, e o destino é a seara que cresce da semente da escolha. A fórmula para uma escolha inteligente exige não só um profundo conhecimento de nós próprios como uma afirmação da nossa própria maneira de ser. 
É necessário uma busca constante de conhecimento e sabedoria para afirmarmos quem somos a nós mesmos, e somente assim nossas escolhas estarão à altura própria. E logo verá que tudo aquilo que antes chamávamos destino, não passa de consequências de nossas escolhas. 



E você? Quais escolhas tem feito?
Qual o seu "destino"?

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Déficit da previdência pública atinge R$56 bilhões


DÉFICIT DA PREVIDÊNCIA PÚBLICA ATINGE R$ 56 BILHÕES.

Agravou-se em 2011 o déficit do regime de previdência dos servidores federais, uma das principais fontes do desequilíbrio das contas da União. O Valor apurou que o déficit cresceu 10% e encerrou o ano em R$56 bilhões. A despesa com o pagamento de benefícios a 1,1 milhão de aposentados e pensionistas do Judiciário, Legislativo e Executivo, incluindo militares, se aproxima de R$80 bilhões. Enquanto isso, a receita com a contribuição previdenciária dos servidores foi inferior a R$25 bilhões. 
As contas do regime próprio de previdência dos servidores constituem uma preocupação constante para o governo. O déficit de R$56 bilhões é bem maior que o esperado para o Regime Geral de Previdência Privada, que transfere mensalmente benefícios a 25 milhões de pessoas. Com o dinamismo do mercado de trabalho, a arrecadação do Regime Geral teve crescimento significativo, a ponto de reduzir o déficit em cerca de R$10 bilhões em relação à 2010. 
O rombo no regime da previdência dos servidores foi superior ao valor incluído em todo o plano de cortes dos gastos públicos, de R$50 bilhões, anunciando no começo do ano passado. Para viabilizar esse plano, o governo teve de sacrificar investimentos. O saldo negativo representou, também, três vezes e meia o gasto anual com a Bolsa Família.
O balanço completo das contas da previdência dos servidores será apresentado pelo governo nas próximas semanas. Os dados preliminares, segundo o secretário de Políticas de Previdência Social, Leonardo Rolim, indicam que o aumento de 10% no déficit decorreu da ampliação do número de beneficiários (aposentados).
O aumento do déficit preocupa porque mais de um terço da mão de obra federal deverá se aposentar nos próximos anos, com salário integral. O projeto que está no Congresso, que institui o fundo de previdência complementar, se aprovado, representará um alívio para essas contas apenas a longo prazo.


O governo também enfrenta problemas de sonegação no recolhimento da contribuição previdenciária entre servidores ativos. O Ministério da Fazenda detectou sonegação em alguns órgãos federais que descontam a contribuição de 11% do servidor e não a repassam à União. Por isso, o ministério público publicou nos últimos dias de 2011 novas regras destinadas a ampliar a receita com a cobrança dos 11%. O governo passa agora a responsabilizar o gestor público federal pelo não recolhimento da contribuição do servidor. Isso se aplica, também, casos em que a contribuição não é descontada. 
(Fonte - Jornal Valor Econômico  - publicado em 6 de Janeiro de 2012)


--------



Esse artigo é capa do jornal especialista em economia, finanças e investimentos - "Valor Econômico". 
Para quem acreditava que ter um emprego no estado, município ou governo era garantia de segurança e de uma aposentadoria tranquila... eu aconselho a rever seus conceitos. 
Acredito que dentro de 5 anos as pessoas que ingressarem na carreira pública não terão mais direito sobre a aposentadoria integral, assim como já tem acontecido em alguns órgãos municipais e estaduais. 
Abra os olhos para novas oportunidades de negócio que possam lhe gerar uma renda residual séria, a qual lhe deixa despreocupado com aposentadorias públicas.




quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Atitude Decidida!


Uma atitude decidida é aquela que nos impulsiona a agir com determinação. É a que nos faz dar um basta no relacionamento que não está funcionando, deixar aquele emprego chato para buscar outro mais de acordo com o nosso desejo, afastar da nossa vida as pessoas invejosas. Ela aumenta o nosso poder sobre nós mesmos e ajuda a escolher as experiências que desejamos ter. Uma atitude decidida nos faz olhar para dentro de nós mesmos a fim de que possamos verificar se estamos nos movendo em direção às nossas metas ou se, descuidados, estamos nos afastando delas sem perceber. Se fosse uma cor, seria uma cor vibrante, que não deixasse dúvidas. Se fosse uma palavra, seria uma palavra forte, sonora, cujo significado brilha. Se fosse um animal, seria um animal forte, corajoso, que corre em direção à caça e se deixa guiar pelo instinto, sem medo. Se fosse uma pessoa, seria alguém que não tem tempo a perder e que coloca o foco naquilo que busca na vida. Uma atitude decidida pode ser exercitada através das pequenas escolhas do dia a dia. É fortalecida com a transformação de crenças limitantes em crenças que apoiam a concretização dos objetivos desejados. Uma atitude decidida exige liberdade, confiança, a habilidade de mudar sempre que necessário. Ela implica na sabedoria de que, mais importante do que acertar, é assumir o poder da escolha e decidir o que nos nos parece melhor. Uma atitude decidida deixa para trás cargas emocionais e não permite que frustrações passadas atrapalhem o presente. Ela tem a consciência de que a vida acontece aqui e agora e de que é preciso ser o agente da própria história. Quando optamos por ser quem somos e assumimos a responsabilidade por nossas escolhas sem medo da crítica ou de julgamentos, descobrimos a magia da atitude decidida. Uma atitude decidida é aquela que nos leva à vitória. Através dela exercitamos o poder sobre as nossas vidas e descobrimos que cabe a cada um de nós o privilégio de lutar e alcançar os próprios objetivos. 
Você toma uma atitude decidida quando... 
Termina aquele namoro que já vem se arrastando há tempos. Pede demissão do emprego e vai à luta, porque descobriu que é preciso trabalhar com amor e dar o seu melhor naquilo que faz. Joga fora o maço de cigarros e resolve que não vai mais fumar. Toma as rédeas da sua própria vida e aceita e entende que é você e apenas você que poderá subir os degraus rumo ao sucesso. Esclarece mal entendidos com quem quer que seja, abre mão dos julgamentos e da crítica exercitar a aceitação. E assim descobre a paz de viver sem seguir pela vida carregando lixo emocional.  Assume a responsabilidade pelas suas escolhas. Assume um compromisso. Começa aquela dieta há tanto tempo adiada e decide que está na hora de gostar mais de si mesmo e adotar hábitos saudáveis no seu dia a dia. Procura se conhecer melhor. Compra uma passagem e tira férias para fazer aquela viagem sonhada.  Pede desculpas. Abandona a falsa segurança e busca se arriscar mais à procura daquilo que realmente quer. 

"Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás passar, para atravessar o rio da vida - ninguém exceto tu, só tu"                            (Friedrich Nietzsche)